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Sessão Apresentação PDM para empresários

2017-05-16

Dia 17 maio | 18h00 |Casa do Paço

Sessão de Apresentação do PDM - Plano Diretor Municipal para empresários.

A sessão realiza-se na Caso do Paço, no largo Prof. Vítor Guerra, n.º 4 - Figueira da Foz.

Conta com a presença do Presidente da Câmara - Dr. João Ataíde e da Vereadora Eng.ª Ana Carvalho.

A moderar o tema estará o Presidente da ACIFF - Dr. Carlos Moita.

INSCRIÇÃO

WORKSHOP 'Crie o seu negócio em 5 passos'

2017-05-10

A ACIFF – Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz está a aceitar inscrições para o Workshop - ” Crie o seu negócio em 5 passos', constituído por 5 workshops que se irão realizar nos dias 30 e 31 de Maio e 5,6 e 7 de Junho nas instalações da IEFF – Incubadora de Empresas da Figueira da Foz.

Com este ciclo de workshops pretende-se sensibilizar os potenciais empreendedores para os fatores essenciais e os passos relevantes subjacentes ao processo empreendedor, desde a fase da validação da ideia até à definição do Business Plan.

O Programa é composto por um ciclo sequencial de 5 workshops temáticos:

30 | Maio– Atitude Empreendedora
31 | Maio – Da ideia ao Negócio
05 | Junho – Materialização do Negócio
06 | Junho – Investimento e Fontes de Financiamento
07 | Junho – O Plano de Negócios

A participação é gratuita mas com inscrição obrigatória

Inscrições através www.apreender.pt ou através do email: geaciff.carla@aciff.pt com a indicação de:
• Nome do projeto;
• Breve Descrição do Projeto;
• Nome e Contactos dos promotores que pretendam usufruir da capacitação

09 Maio | Sessão de Divulgação do SI2E

2017-05-04

Auditório da Incubadora de Empresas da Figueira da Foz

No próximo dia 9 de maio irá realizar-se, pelas 17 horas, na Incubadora de Empresas da Figueira da Foz, na Zona Industrial, uma Sessão de Divulgação do Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego - SI2E, bem como dos incentivos disponíveis no âmbito do PDR2020 e MAR2020.

Trata-se de uma parceria local, que envolve a Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz (ACIFF), o Município de Figueira da Foz, a Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego (AD ELO) e a Comunidade Intermunicipal Região Coimbra (CIM|RC), que pretende dar a conhecer o novo Programa de apoio à criação de micro e pequenas empresas que financia investimento e postos de trabalho.


QUER CRIAR, EXPANDIR OU MODERNIZAR A SUA MICRO | PEQUENA EMPRESA?
VENHA CONHECER O NOVO SISTEMA DE INCENTIVOS AO EMPREENDEDORISMO E AO EMPREGO.



PROGRAMA

17:00 - Sessão de Abertura
Carlos Moita | Presidente da ACIFF

1ª Parte
17:15 - DLBC/Costeiro Mondego Mar - Apresentação das Medidas MAR 2020
António Santos e Mário Fidalgo

17:45 - DLBC/Rural LEADER AD ELO - Apresentação das Medidas PDR 2020
António Santos e Mário Fidalgo

2ª Parte
18:00 - SI2E - Intervenção CIM - Pacto de Desenvolvimento Territorial
Jorge Brito

18:30 - SI2E - Intervenção GAL (DLBC)
António Santos e Mário Fidalgo

19:00 - Debate / Esclarecimentos

19:15 - Encerramento
João Ataíde | Presidente CMFF | CIM RC

A participação é gratuita, mas sujeita a INSCRIÇÃO:

Caso necessite de algum esclarecimento, contacte-nos !!!

ACIFF - Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz
Largo Professor Vitor Guerra n.º 3
3090-380 Figueira da Foz
Tel: 233 401 320
Email: geaciff.carla@aciff.pt

LEI DOS SALDOS, PROMOÇÕES E LIQUIDAÇÕES

2017-05-02

Desde 1 de março de 2015 que entrou em vigor as alterações efetuadas ao Decreto-Lei nº 70/2007, de 26 de março - “Lei dos Saldos, Promoções e Liquidações”-, introduzidas pelo Decreto-Lei nº 10/2015, de 16 de janeiro - Novo Regime Jurídico de Acesso e Exercício de Atividades de Comércio, Serviços e Restauração:
O conceito de saldos foi ajustado, tendo sido suprimidas as referências à venda em “fim de estação” e “realizada em determinados períodos do ano”.

A venda em saldos pode realizar-se em quaisquer períodos do ano, desde que não ultrapassem, no seu conjunto, a duração de 4 meses por ano.

Introdução de nova obrigação declarativa - sempre que o comerciante pretenda realizar vendas em saldo ou em liquidação, deve comunicar previamente à ASAE - Autoridade de Segurança Alimentar e Económica com a antecedência de 5 dias úteis e 15 dias, respetivamente.

É revogado o n.º 3 do artigo 10 que previa que “os produtos à venda em saldo não podem ter sido objeto, no decurso do mês anterior ao inicio do período de redução, de qualquer oferta de venda com redução de preço ou de condições mais vantajosas”.

Só são permitidas as seguintes modalidade de venda com redução de preço:
“Saldos”
“Promoções”
“Liquidação”

É proibida a utilização de expressões similares para anunciar vendas com redução.

Esta infração é punível com coimas que podem ir de € 250 a € 3.700 no caso de pessoa singular, e de 2.500 a 30.000 euros se for pessoa coletiva.

Em caso de dúvida ou de necessitar de mais esclarecimentos ou apoio no preenchimento da comunicação à ASAE, não hesite em contactar os serviços da ACIFF.

Ultimas vagas para QIPME 2020

2017-05-02

A ACIFF irá dar inicio ao projeto de consultoria e formação QIPME 2020, no próximo dia 18 de maio, pelas 17h00, no auditório da Incubadora de Empresas.

Para o desenvolvimento deste projeto foi aprovado um orçamento de 227.403,82 euros, sendo que a participação das empresas será financiada em 90%.

O projeto de consultoria e formação permite a participação de 18 empresas e 12 empresários, com o estatuto de PME, com vista ao aumento das capacidades competitiva e de gestão.

Participação de Empresas
O projeto permitirá às 18 empresas o reforço da competitividade e da capacidade de resposta no mercado global, através da sua qualificação, mediante a implementação de algumas medidas de melhoria, nomeadamente, a introdução de novos métodos ou novas filosofias de organização do trabalho, reforço das capacidades de gestão, estudos e projetos, redesenho e melhoria de layout, ações de benchmarking, diagnóstico e planeamento, melhoria das capacidades de desenvolvimento e distribuição de produtos processos e serviços.

As medidas de melhoria serão trabalhadas com o apoio de consultores e formadores especializados, devidamente credenciados, com experiência comprovada em projetos anteriores, com o envolvimento dos empresários ou gestores. No final da intervenção, pretende-se que as empresas tenham implementado novos métodos organizacionais na prática do negócio ou na organização do local de trabalho, apostando na inovação organizacional.

Participação de Empresários
Os 12 empresários beneficiarão de um curso de 75 horas de Formação em Gestão Estratégica e Operacional, com vista à capacitação em novos modelos de negócio e competências de apoio à gestão. Incidirá em áreas chave para a modernização dos estilos de liderança e de gestão, de inovação e de cooperação empresarial e será complementada com 50 horas de apoio de consultoria. No final da intervenção, espera-se a melhoria visível dos seus negócios em função de uma aplicação prática de métodos de gestão adequados ao contexto global.

A ACIFF ainda dispõe de vagas pelo que empresários e empresas interessados em participar devem contactar os serviços, através do telefone n.º 233.401.320 ou do email formacao@aciff.pt.

Imposto Especial sobre o Consumo

2017-03-08

O Orçamento do Estado para 2017, criou um novo IEC (Imposto Especial sobre o Consumo) que incide sobre bebidas adicionadas de açúcar ou de outros edulcorantes, que produz efeitos a partir de 1 de fevereiro de 2017.

Assim os comercializadores de bebidas não alcoólicas adicionadas de açúcar (comerciantes retalhistas, ou qualquer empresa que esteja licenciada para exercer a atividade de venda ao consumidor final) devem:

- Proceder ao inventário a 1 de Fevereiro de 2017 registando as bebidas e os valores em stock e guardando essa informação, visto não ser necessário qualquer comunicação à Autoridade Tributária;

- Até 31 de Março podem comercializar as bebidas não alcoólicas em stock a consumidores finais sem que o imposto seja exigível;

- Após 31 de Março, as empresas tem até 15 de abril para comunicar à estância aduaneira competente a existência das quantidades em stock não vendidas, preenchendo a DIC e liquidando o respetivo imposto;


No caso dos comercializadores das bebidas não alcoólicas adicionadas de açúcar que não efetuem vendas diretas aos consumidores finais (comerciantes grossistas) devem providenciar pela imediata introdução no consumo das bebidas não alcoólicas adicionadas de açúcar que detenham à data de 1 de Fevereiro de 2017. Nesta conformidade podem:

- Solicitar o estatuto de destinatário registado temporário, processando a respetiva e-DIC;

- Comunicar as quantidades detidas a 01 de Fevereiro a estância aduaneira competente, pedindo a emissão de DIC casuística.

A Direcção-Geral das Alfandegas divulgou o Ofício Circulado n.º 35.071 que anexamos que vem transmitir os devidos esclarecimentos sobre o regime do IEC.
Os artigos que passam a estar sujeitos a IEC são as bebidas que:

a) Sejam adicionadas de açúcar ou outros edulcorantes, tais como refrigerantes, bebidas energéticas e águas aromatizadas (abrangidas pelo código NC2202);

b) Bebidas fermentadas com teor alcoólico compreendido entre 0,5% e 1,2%, tais como a cerveja, sidra e vinho frisante (abrangidas pelos códigos NC2204, NC2205, NC2206 e NC2208);

c) Concentrados de bebidas, sobre a forma de xarope ou pó, que se destinem à preparação de bebidas previstas no ponto a) e b);

d) Produtos adquiridos noutro Estado membro, exceto se for considerada uma aquisição para uso pessoal, quando transportados pelo próprio para o território nacional.

Estão isentas de imposto as bebidas que:

a)Sejam não alcoólicas:
- À base de leite, soja ou arroz;
- Sumos e néctares de frutos e de algas ou de produtos hortícolas;
- Bebidas de cereais, amêndoa, caju e avelã;

b)Bebidas consideradas alimentos para necessidades dietéticas especiais ou suplementos dietéticos;

c) Bebidas cuja mistura final resulte da diluição e adicionamento de outros produtos não alcoólicos aos concentrados descritos na alínea c) dos artigos sujeitos a imposto, desde que seja demonstrada a liquidação do imposto sobre aqueles concentrados;

d) Bebidas não adicionadas de açúcar ou de outros edulcorantes.

e) Bebidas não alcoólicas quando utilizadas:
- Em processos de fabrico ou como matéria prima de outros produtos; e
- Para pesquisa, controle de qualidade e testes de sabor.

Sendo a unidade tributável constituída pelo número de hectolitros de produto acabado, que corresponde ao resultado da diluição e adicionamento de outros produtos para preparação da mistura final, as taxas aplicáveis são as seguintes:

a) as bebidas cujo teor de açúcar seja inferior a 80 gramas por litro: € 8,22 por hectolitro;

b) as bebidas cujo teor de açúcar seja igual ou superior a 80 gramas por litro: € 16,46 por hectolitro;

c) aos concentrados a taxa é aplicável nos termos das alíneas anteriores, à mistura final.

Os serviços da ACIFF estão à disposição para os esclarecimentos necessários.

Formação Língua Inglesa

2017-03-08

A ACIFF tem programada a ação de formação não–financiada de “Língua Inglesa – Organização Administrativa da Venda” (25h).

Esta ação destina-se a empresários, colaboradores e público em geral.

Será em horário pós-laboral, das 20h às 23h e decorrerá nas instalações da ACIFF, na Figueira da Foz.

Esta formação é certificada, sendo válidas para efeito do cumprimento da obrigatoriedade legal em matéria de formação profissional.

Preços e outras informações através do Email:formacao@aciff.pt ou telefone 233401320.


SPIN + - O acelerador das tuas ideias

2017-02-22

CANDIDATURAS ATÉ 10 DE MARÇO

A IEFF – Incubadora de Empresas da Figueira da Foz, Associação para o Desenvolvimento Empresarial é uma das entidades promotoras do Projeto Incubação Centro 2016 - IC | 16, apoiado pelo Programa Operacional Regional do Centro, eixo prioritário Competitividade e internacionalização da economia regional. Dada a sua localização e especificidades é uma incubadora cada vez mais vocacionada para a economia do mar e sector industrial.

No âmbito deste projeto estamos a promover o SPIN+, um programa de aceleração que pretende ajudar os empreendedores a desenvolverem os seus projetos desde a valorização da ideia até à concretização de negócios.
Este programa de aceleração é uma experiência única de desenho e validação de modelos de negócio que valoriza o conhecimento de base tecnológica e a sua orientação para o mercado, estimula a criatividade e a colaboração em Rede, minimiza o risco de apostas em projetos não sustentáveis, levando os empreendedores a testarem os seus Produtos Mínimos Viáveis junto de potenciais clientes, obtendo o feedback necessário para melhorarem a sua Proposta de Valor, e a aplicarem abordagens Lean na criação das suas empresas.

Para estimular o progresso do projeto e a sua aceleração para o mercado, cada equipa será acompanhada não só pelos técnicos das incubadoras da rede, mas também por empresários de referência do mercado, que assumirão o papel de mentores.

Este Programa de Aceleração terá a duração de seis meses e encontra-se estruturado em 14 sessões de trabalho, de 7 horas cada, que irão abranger temas e atividades distintos, ajudando as equipas a desenvolver a sua ideia de negócios, desde a valorização da ideia até à primeira venda.

A QUEM SE DESTINA?

Empresas incubadas que pretendam lançar novos produtos/serviços inovadores com preferência de base tecnológica ou de forte intensidade em conhecimento ou culturais e criativos, através de novas unidades de negócio (spin-off).

Novos empreendedores, com vista à criação de empresas de base tecnológica ou de forte intensidade em conhecimento ou culturais e criativos.

Empreendedores integrados em empresas já existentes, ou profissionais altamente qualificados em situação precária de emprego, com vista à criação de spin-offs de empresas ou académicos, de base tecnológica ou de forte intensidade em conhecimento ou culturais e criativos, com potencial de criação de 10 ou mais postos de trabalho, nos primeiros 2 anos de atividade.

As equipas selecionadas, além de terem a oportunidade de participar ao longo de seis meses em sessões de trabalho que irão abranger temas e atividades distintas que irão ajudar a desenvolver a sua ideia de negócio, terão ainda a possibilidade de financiar total ou parcialmente os seus protótipos e estudos de mercado. Os empreendedores com qualificação mínima de nível 6, entre os 23 e os 40 anos, e que não possuam outra fonte de rendimento, terão durante 6 meses uma bolsa de apoio financeiro. Aos dez melhores projetos será, ainda, atribuído um prémio no valor de 5.000€.

O período de candidaturas decorrerá até às 19h do dia 10 de Março de 2017, posteriormente serão selecionadas as 20 equipas de empreendedores que participarão no programa.

Para submeter a inscrição, todos os elementos (Formulário de Inscrição, Vídeo e Currículos dos promotores) devem ser enviados via e-mail para acelerador.rierc@cec.org.pt. ou geral@ieff.pt.

O SPIN+ é uma iniciativa da Rede RIERC integrada no projeto Incubação Centro 2016 – IC | 16, co- financiado pelo Programa Operacional da Região Centro (CENTRO 2020).

QUERES TRANSFORMAR ESSA IDEIA NUM NEGÓCIO

ATREVE-TE E INSCREVE-TE!!!