Arquivo

Crie o Seu Negócio em 5 Passos

2018-01-29

Decorreu de 16 a 23 de janeiro, na ACIFF - Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz o Workshop que divide em 5 passos a criação de um negócio.

No âmbito do projeto Apreender, a ACIFF em co promoção com a IEFF – Incubadora de Empresas da Figueira da Foz e o CEC/ CCIC – Conselho Empresarial do Centro, promoveram esta ação que contou com 10 participantes que não quiseram perder esta oportunidade.

Crie o seu negócio em 5 passos é um programa estruturado de promoção do empreendedorismo e do espírito empresarial, visando sensibilizar empreendedores para fatores essenciais e os passos relevantes a seguir para a constituição de empresas.

Com este ciclo de workshops sensibilizou-se os potenciais empreendedores para os fatores essenciais e os passos relevantes subjacentes ao processo empreendedor, desde a fase da validação da ideia até à definição do Business Plan.

O Programa foi composto por um ciclo sequencial de 5 workshops temáticos que foram:
16 | Janeiro – Atitude Empreendedora
17|Janeiro - Da ideia ao Negócio
18|Janeiro – Materialização do Negócio
19|Janeiro – Investimento e Fontes de Financiamento
22|Janeiro – O Plano de Negócios

Noticias Relacionadas

Acelerador de Ideias SPIN+ com novo prazo de inscrições até 16 de Outubro

2018-10-10

Acelerador de Ideias SPIN+, uma iniciativa RIERC, novo prazo de inscrições aberto até dia 16 de Outubro

SPIN+ é um acelerador de ideias de base tecnológica e criativa, uma iniciativa da Rede RIERC - Rede de Incubadoras de Empresas da Região Centro integrada no projeto Incubação Centro 2016 – IC | 16, co-financiado pelo Programa Operacional da Região Centro (CENTRO 2020).
Tem como objetivo estimular a cultura empreendedora e garantir as melhores práticas de gestão adequadas ao sucesso das empresas instaladas.

São três os grupos alvo destinatários deste programa de aceleração:
Grupo Alvo 1: Empresas incubadas que pretendam lançar novos produtos/serviços inovadores com preferência de base tecnológica ou de forte intensidade em conhecimento ou culturais e criativos;

Grupo Alvo 2: Empreendedores, que constituírem empresa ou iniciarem atividade como Empresário em nome individual com contabilidade organizada, baseada em produto ou serviço tecnológico, inovador, intensivo em conhecimento ou cultura e criatividade;

Grupo Alvo 3: Empreendedores integrados em empresas já existentes, ou profissionais altamente qualificados, que constituírem empresa ou iniciarem atividade como Empresário em nome individual com contabilidade organizada, baseada em produto ou serviço tecnológico, inovador, intensivo em conhecimento ou culturais e criativos.


No que consiste?
Este Programa de Aceleração terá a duração de dois meses e encontra-se estruturado em 10 sessões de trabalho, de 5 horas cada, que irão abranger temas e atividades distintos, ajudando as equipas a desenvolver a sua ideia de negócios, desde a valorização da ideia até à primeira venda.

As 10 sessões são as seguintes:
(S1) – Negócios & Tendências
(S2) – Ideação, Inovação & Proposta de Valor
(S3) – Modelos de Negócio
(S4) – Produto Mínimo Viável
(S5) – Marketing para projetos de Base inovadora e tecnológica
(S6 e S7) – Investimento & Financiamento
(S8) – “Elevator Pitch”: como apresentar ideias em público
(S9) – Plano de Ação
(S10) - Apresentação pública das ideias e projetos empresariais

Inscrições em : https://tagusvalley.typeform.com/to/t3TZtl

Poderá consultar o regulamento e mais informações em : https://rierc.pt/news/6

Programa de aceleração NEWTON

2018-08-01

Se tem uma ideia de negócio no setor do turismo o programa Newton é o indicado para o seu projeto!

O Newton é um programa de aceleração promovido pela RIERC - Rede de Incubadoras de Empresas da Região Centro em parceria com o Turismo de Portugal, tem como objetivo apoiar projetos de empreendedorismo no setor do turismo.

As candidaturas estão a decorrer até ao dia 15 de setembro de 2018.

Para quem?
- Empreendedores (um ou em equipa) que tenham uma ideia de negócio na área do turismo;
- Empresas criadas há menos de 2 anos que exerçam a sua atividade na área do turismo;
- Empresas criadas há menos de 5 anos, desde que pretendam lançar um novo produto ou serviço na área do turismo.

Em que consiste?

Fase de aceleração - Realização de 9 workshops de 5 h cada um, repartidos ao longo de 9 semanas interpoladas, incluindo tutoria durante e entre as sessões.
Fase de Validação - Atribuição de um prémio no valor de 2.000€ a cada equipa para realização de protótipo e validação (MVP) no terreno, com tutoria da incubadora de sua região e apoio dos respetivos mentores.
Demo Day Final - Apresentações públicas, com investidores e instituições ligadas ao turismo.
Serviços de incubação numa das incubadoras da RIERC para os melhores projetos.

Inscrições até 15 de setembro aqui!

CONCURSO DE IDEIAS DE NEGÓCIO - PLATICEMAR

2018-06-15

PERIODO DE CANDIDATURAS TERMINA A 31 DE OUTUBRO DE 2018

Está a decorrer o período de candidaturas ao Concurso de Ideias de Negócio do Projeto PLATICEMAR (uma iniciativa conjunta da Inova-Ria, ACIFF – Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz, Fórum Oceano, NERLEI e Sines Tecnopolo).

Com o objetivo de, por um lado, promover o empreendedorismo e a inovação e, por outro, incentivar a criação de novos conceitos de negócio, o concurso pretende estimular a criatividade em sectores emergentes da Economia do Mar com base na aplicação das TICE, apoiando o empenho das empresas e fomentando o desenvolvimento de startups.

Assim, até 31 de outubro de 2018, o Projeto Platicemar aguarda a entrega de candidaturas com (muito) boas ideias relacionadas com a Economia do Mar.

A ideia vencedora terá um prémio monetário no valor de 5000 euros, que é, sem dúvida, um bom incentivo para a concretização inicial de um projeto inovador.

PORQUE O NOSSO MAR É SEMPRE UMA BOA IDEIA.

Regulamento e download do Formulário de Candidatura em: http://platicemar.pt e http://aciff.pt.

Platicemar em analise na Incubadora de Empresas

2018-03-20

No âmbito do projeto Platicemar, do qual a ACIFF é entidade parceira, conjuntamente com a InovaRia, Fórum Oceano, NERLEI e Sines Tecnopolo, decorreu no auditório da Incubadora de Empresas da Figueira da Foz as Jornadas de Benchmarking e Workshop Prospetivo de consolidação das TICE na Economia do Mar.

O evento que contou com a presença do Eng. Mira Amaral que abordou a transformação digital nas empresas e a indústria 4.0, assim como com o Professor José Guerreiro, coordenador do programa MARE Startup, programa de apoio ao empreendedorismo no mar. Ambas as intervenções cativaram os participantes.

Neste evento entreviram igualmente empresas locais como a Streak, Nasharyba e Scale Ocean, assim como a Undersee. Todas partilharam conhecimento e potencialidades dos existentes na economia do mar.

É de realçar que o objetivo destas sessões prende-se com um diagnóstico interventivo do sector, visando impulsionar o empreendedorismo e as interações entre as indústrias do sector e as relacionadas com as tecnologias de informação, comunicação e eletrónica.

De acordo com o Diretor da Incubadora, Nuno Mendonça, que no passado mês de dezembro lançou a iniciativa Incubadora do Mar & Indústria, esta sessão serve para “apresentar soluções para alguns desafios das empresas associadas à economia do mar, aproximando-as do conceito de indústria 4.0, ou seja, reforçar a economia do mar com novas tecnologias irá permitir alavancar novas oportunidades de negócio”.