Arquivo

Atividades de Comércio

2020-04-07

Atividades de Comercio - Despacho n.º 4148/2020

Foi publicado o Despacho n.º 4148/2020 de 05 de abril (documento em anexo) que regulamenta o exercício de comércio por grosso e a retalho de distribuição alimentar e determina a suspensão das atividades de comércio de velocípedes, veículos automóveis e motociclos, tratores e máquinas agrícolas, navios e embarcações, alterando assim o Decreto n.º 2 -B/2020, de 2 de abril – Prorrogação do Estado de Emergência.
Este despacho entra em vigor a 6 de abril de 2020, com exceção da suspensão das atividades de comércio de velocípedes, veículos automóveis e motociclos, tratores e máquinas agrícolas, navios e embarcações, que produz efeitos a 05 de abril de 2020 e mantém -se em vigor enquanto se mantiver a declaração de estado de emergência.
Assim é estabelecido o seguinte:

  • É permitido aos estabelecimentos de comércio por grosso de distribuição alimentar, durante o período de vigência do presente despacho, vender os seus produtos diretamente ao público, exercendo cumulativamente a atividade de comércio a retalho. – entra em vigor no dia 06.04.

    Os estabelecimentos de comércio por grosso de distribuição alimentar que pretendam exercer atividade de comércio a retalho nos termos do número anterior estão obrigados ao cumprimento das regras de segurança e higiene e das regras de atendimento prioritário previstas no Decreto n.º 2-B/2020, de 2 de abril.

    Todos os bens destinados à venda a retalho devem exibir o respetivo preço de venda ao público, assegurando-se a sua disponibilização para aquisição sob forma unitária.
    Os titulares da exploração de estabelecimentos de comércio por grosso de distribuição alimentar nos quais se realizem vendas a retalho devem adotar, se necessário, medidas para acautelar que as quantidades disponibilizadas a cada consumidor são adequadas e dissuasoras de situações de açambarcamento.

  • A suspensão das atividades de comércio de velocípedes, veículos automóveis e motociclos, tratores e máquinas agrícolas, navios e embarcações, sem prejuízo do previsto no n.º 2 do artigo 10.º do Decreto n.º 2-B/2020, de 2 de abril – entra em vigor no dia 05.04

    N.º 2 do artigo 10º do Decreto n.º 2-B/2020 de 02 de Abril - “A suspensão determinada nos termos do número anterior não se aplica aos estabelecimentos de comércio por grosso nem aos estabelecimentos que pretendam manter a respetiva atividade exclusivamente para efeitos de entrega ao domicílio ou disponibilização dos bens à porta do estabelecimento ou ao postigo, estando neste caso interdito o acesso ao interior do estabelecimento pelo público”

Anexos
Despacho n.º 4148/2020

Noticias Relacionadas

187 Anos ao serviço das empresas e da região

2022-05-21

187 Anos de dedicação

A ACIFF - Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz, Associação Empresarial Regional comemora 187 anos de dedicação aos Associados, à cidade e ao país!
Nesta data, em 1835, pela mão de 23 negociantes nacionais e estrangeiros, aqui radicados, nascia uma inovadora instituição, com o objetivo de defender e promover as condições para o desenvolvimento económico e social da Vila da Figueira.

As prioridades da sua agenda elevavam as melhorias do porto e da barra do Mondego para promoção do comércio marítimo, a fixação de condições fiscais equitativas com outros portos para a competitividade da economia local e o desenvolvimento de infraestruturas de comunicação que facilitassem o progresso geral da região.

Com o empenho dos nossos Associados – de ontem e de hoje – continuamos a pautar-nos pela defesa dos direitos e interesses da atividade comercial, industrial e dos serviços, da Educação e Formação profissional, da Segurança no Trabalho, da Sustentabilidade, da Inovação e do Humanismo.

ACIFF, uma porta aberta para o seu negócio, desde 1835!

Nesta Páscoa parta à Descoberta da Figueira da Foz...

2022-04-10

Do comércio local que teima em vingar, das suas belezas naturais, dos sabores típicos e endógenos que nos levam às memórias de pregões de bom peixe hoje presente na nossa restauração, dos doces típicos que se afirmam como ex-libris, do rio, da serra, do pôr do sol que beija o mar e que nos leva a sonhar que o paraíso está aqui tão perto????
Descubra uma Figueira da Foz onde todos são bem vindos!????

Passatempo Montras Natal 2020

2020-12-05

Até 24 de dezembro faça as suas compras no Comércio Local e visite as nossas Montras a Concurso.

Esta que é a 4.ª edição do Passatempo de Montras de Natal que a ACIFF leva a cabo e conta com a adesão de 22 estabelecimentos comerciais que se associaram a esta iniciativa.

No ano atípico para todos e sempre com a devida segurança faça-lhes uma visita.

Alldresscode (moda homem/mulher e acessórios) - Rua Bernardo Lopes, 99

Astoria Kids (moda criança e acessórios) - Rua da Liberdade, 27

Cambraia Modas (tecidos) - Rua da República, 178

Casa da Óptica (loja de óptica) - Avenida do Brasil 186 R/C

Casa Garcia (moda homem/mulher) - Rua da República, 282

Eduarda Cabeleireiros (cabeleireiro) - Rua Joaquim Sotto Mayor, edifício Estádio. N. 120, loja 2

Flora St Rita - loja 1 (ervanária) - Rua 10 de Agosto, 40

Flora St Rita - loja 2 (ervanária) - Rua Dr. Joaquim Jardim, 30-A

Flora St Rita - loja 3 (ervanária) - Rua da República - Centro Comercial FozCenter, Loja 20

Foz Mania (moda infantil) - Rua da República, 27

GOLD HAIR 8 (cabeleireiros) - Rua Dr. Luis Carriço nº11 – A

Imoexpansão - Sociedade de Mediação Imobiliária, Lda - Rua Rancho Das Cantarinhas, Nº 2 U

Kitty Atelier (noivas e cerimónia) - Praça 8 de Maio, 31

Little Chick (calçado e acessórios crianças) - Rua Cândido dos Reis, 141

Lojas Foto Braga 2 (fotografia) - Rua da República, 133 - R/ch

Lojas Foto Braga 1 (fotografia) - Rua Maestro David Sousa, 64

Lojas Foto Braga 3 (fotografia) - Largo Maria Jarra, 16 - Buarcos

Miúdos Giros (moda infantil e juvenil) - Rua da República, 252

Móveis Anilar (móveis e decorações) - Rua Arnaldo Sobral 47-51 - Centro de Actividades

Óptica Morais (loja de óptica) - Praça 8 Maio, 11

ProBébe ((Puericultura e brinquedos) - Rua 10 de Agosto, 35

República - Loja Colaborativa (moda e acessórios) - Rua da República, 67

O objetivo é que as montras tenham brilho, cor e que sejam decoradas de acordo com o gosto de cada lojista, tendo em conta o espírito de Natal e a mensagem que esta época do ano nos transmite.

O júri será composto por representantes da Direção da ACIFF, do Município e Especialista em decoração e vitrinismo que terão de avaliar a originalidade/criatividade, a harmonia do espaço/ocupação equilíbrio do espaço face aos produtos expostos, a iluminação e harmonia da cor tendo em conta os produtos expostos.

Da avaliação do júri será eleita a montra vencedora e haverá ainda espaço para 2 menções honrosas.

ACIFF agradece a participação de todos os que se associam a esta e outras iniciativas que levamos a cabo!

HORARIO DE FUNCIONAMENTO - ESTABELECIMENTOS DE COMERCIO E SERVIÇOS - FIGUEIRA DA FOZ

2020-09-22

Somos a informar que todos os estabelecimentos de comercio e serviços do Concelho da Figueira da Foz estão autorizados a praticar o seguinte horário de funcionamento, com efeitos imediatos:

  • Abertura a partir das 06h00

  • Encerramento até às 23h00

A Direção da ACIFF congratula o Município da Figueira da Foz, as Forças de segurança e a Autoridade local de saúde, pela decisão tomada e por terem sido sensíveis às preocupações manifestadas pela Associação na reunião de 16.09.2020 - a necessidade de promoção da atividade económica local e o regresso à normalidade possível, naturalmente sem colocar em causa a proteção de saúde publica.

Informação disponibilizada pelo Município da Figueira da Foz:

“O Município da Figueira da Foz informa que, face à declaração de situação de contingência em todo o território nacional, nos termos da Resolução do Conselho de Ministros n.º 70-A/2020, de 11 de setembro, e atendendo ao disposto no n.º 3 do art.º 10.º do Anexo à referida Resolução do Conselho de Ministros, se autoriza a abertura dos estabelecimentos de comércio e serviços às 6:00 horas e o seu encerramento até às 23:00 horas, respeitando sempre as regras estabelecidas na referida Resolução e outras disposições legais emanadas no âmbito do combate à Pandemia COVID-19, assim como as recomendações e normas das autoridades de saúde, em particular da Direção-Geral da Saúde.”