Conferência Desafios e Oportunidades - As empresas e os contabilistas como parceiros estratégicos

2025-09-23

No âmbito das comemorações dos 190 anos da ACIFF realizou-se mais um evento, que decorreu no auditório da Incubadora do Mar & Indústria da Figueira da Foz, no passado dia 18 de setembro.

A conferência “Desafios e Oportunidades - As empresas e os contabilistas como parceiros estratégicos”, uma co-organização entre a ACIFF e a Ordem dos Contabilistas Certificados, onde contabilistas e empresários debateram o futuro da contabilidade, os impactos da fiscalidade nas empresas e o valor estratégico que o contabilista tem no tecido empresarial, sendo um parceiro fundamental na evolução e resultados das empresas. 

O primeiro painel sob o tema “Impactos da Fiscalidade no Setor Empresarial” moderado por José Carvalho, contabilista certificado com experiência no setor, contou com Pedro Lima, também contabilista certificado e formador da OCC, defendendo uma “maior comunicação entre empresários e contabilistas certificados”. De seguida, Fernando Girão consultor e contabilista certificado, debruçou-se sobre a diversidade de impostos que afetam as empresas, e o planeamento fiscal, nomeadamente sobre as vantagens decorrentes dos benefícios fiscais, em contraponto com o desperdício fiscal.

O segundo painel -“O valor estratégico da contabilidade para as empresas” -onde se deu voz aos empresários e à forma como estes se relacionam com os contabilistas certificados. Moderado por José Nogueira Santos, presidente do conselho fiscal da ACIFF, sendo convidados, Gonçalo Tomé, CEO da Plasfil que defendeu que a “contabilidade pode ser um fator de competitividade”. Hugo Serra, da Piclima - Projectos e Instalações de Climatização, que se mostrou partidário de um “casamento entre empresário e contabilista”. Reforçou a importância da contabilidade “para ter acesso a fundos comunitários" referindo que na sua empresa optou há muitos anos por ter contabilidade interna com profissionais qualificados. Fernando Matos, CEO do Casino da Figueira, considerou que “a contabilidade é uma atividade fundamental para a produção de informação qualificada”, nomeadamente na construção de orçamentos e projeção do futuro. Jorge Carmaneiro, gerente da FigueiraFish, que afirmou que “o contabilista é o guardião do bom nome e de alguma segurança e tranquilidade do empresário”, reiterando a importância do papel da contabilidade na “credibilização do acesso a entidades financiadoras”, e inclusive em situações mais desagradáveis que qualquer empresa não está a salvo.

O encerramento foi feito pela Senhora Bastonária que aproveitou as partilhas dos empresários, insistindo que as múltiplas obrigações que recaem sobre os profissionais obstaculizam que o trabalho seja feito de forma tempestiva.
As derradeiras palavras pertenceram à anfitriã, Vitória Abreu que se congratulou com o êxito da parceria entre a OCC e a ACIFF, tendo referido a importância de envolvimento dos mais diversos agentes, nomeadamente o poder politico e ressalvando a importância que eventos desta natureza tem para o tecido empresarial.

 

Palavras chave:
ACIFF OCC 190 anos ACIFF Desafios e Oportunidades As empresas e os contabilistas como parceiros estratégicos
Partilhar: